Blog

Ajudem a Ucrânia

Caros clientes,

Caros colegas proprietários de alojamentos turísticos,

Vimos desta forma apelar a todas as pessoas que possam ajudar, que se inscrevam na recente plataforma criada pelo Governo Regional dos Açores, para apoiar refugiados ucranianos com alojamento ou emprego.

https://portal.azores.gov.pt/web/prgra/acores-em-missao-ucrania

Não vamos ficar impávidos a observar esta guerra através dos nossos ecrãs, enquanto um tirano destrói uma nação, uma cultura, e milhões de vidas…

Como todos sabem, os Açores são um pequeno paraíso na terra, ainda desconhecido da maior parte do mundo. Acontece que aqui, por enquanto, estamos bem seguros e temos uma boa qualidade de vida. Temos um bom serviço de saúde, boas escolas, e principalmente boas pessoas com espírito hospitaleiro.

Um problema que há nos Açores, fruto das grandes emigrações que aconteceram no passado, é que temos uma população diminuta, comparado com a que já tivemos nos anos 50 por exemplo. Aqui na ilha do Faial, foi a erupção do vulcão dos Capelinhos que depoletou uma grande emigração, de cerca de metade da população, para os EUA , que até hoje ainda não recuperámos.

Com isto queremos alertar, para um dos problemas nas nossas ilhas, que são a falta de recursos humanos. Nas mais variadas áreas. Uma delas o turismo. Não há recursos humanos qualificados para trabalhar nesta área. Temos também uma população maioritariamente envelhecida, em que os jovens continuam a emigrar para o estrangeiro ou para outras zonas do país.

Logo, com as iniciativas certas, podemos ajudar a melhorar a nossa população, e por conseguinte a nossa economia regional.

Vamos apoiar e receber estas pessoas, assim como já outros fizeram com os nossos antepassados, e não foi à muito tempo. A maior parte da nossa população ainda tem familiares no estrangeiro que emigraram devido a catástrofes naturais aqui ocorridas.

Vamos abrir os braços, as nossas casas e negócios à Ucrânia!

Este é o apelo que fazemos.