Dois dias no Faial
“O que fazer em 2 dias no Faial?”
No seguimento do nosso artigo sobre estadia no Faial, e a pedido de muitos dos nossos hóspedes, aqui vai uma sugestão de programa para 2 dias na nossa ilha.
Há várias coisas que não pode mesmo perder na ilha do Faial, sendo a vista para a Caldeira uma delas, o Centro Interpretativo do Vulcão dos Capelinhos, a Praia do Porto Pim, o Peter, Whalewatching…entre outros! Mas vamos lá tentar encaixar tudo em dois dias:
1º dia: Começa com um bom pequeno-almoço aqui no H18, ou se vem de barco ou de avião, começa com o check-in no nosso alojamento e aproveita para tirar todas as suas dúvidas connosco.
De seguida, aconselhamos a seguir pelo lado Norte da ilha, passando pelo Miradouro de Nossa Senhora da Conceição, onde consegue tirar umas fotos fantásticas sobre a cidade e sobre a Praia do Almoxarife.
Depois desce em direção á praia para um belo mergulho no mar. De seguida, pode tomar um café no Mini-Mar, restaurante e café de referência na nossa ilha, e um dos mais antigos.
Segue caminho em direção à ponta da Ribeirinha, onde pode visitar as ruínas do Farol e tirar mais umas fotos artísticas. Depois “àla” em direção à Caldeira, porque se começar cedo o dia, pode estar na Caldeira entre as 12h e as 13h, sendo a hora em que o sol está “mais alto” e daí ter maior probabilidade de ver a caldeira toda descoberta.
Nesta altura já vai ter fome de novo, e aconselhamos a descer em direção aos Cedros, onde pode almoçar no Restaurante Aldina! Comida tradicional e caseira, e um ótimo serviço sempre! Os preços também são em conta, e com a mais-valia de possuírem um minimercado, onde pode comprar snacks para a viagem.
Seguem em direção ao Vulcão dos Capelinhos, mas antes de lá chegarem é paragem obrigatória descer até á nossa Fajã da Praia do Norte. Conseguem mais umas belas fotos na praia da fajã, com uma bela paisagem.
Chegando ao vulcão, visitam o Centro Interpretativo, que demora mais ou menos uma hora. Devem acabar a visita no topo do farol, e se já for fim de tarde e dependendo da altura do ano, conseguem aqui ver um magnífico pôr-do-sol.
Em seguida ainda podem dar um mergulho no porto do comprido, que já que está ali ao lado, e apresenta águas cristalinas e várias pocinhas, porque não desfrutar?
Depois, seguem então pelo lado sul da ilha, que dependendo das horas, podem ainda marcar jantar nos restaurantes do Varadouro, sendo obrigatória a paragem para ver a piscina natural do Varadouro, e se houver tempo mais um mergulho!
Como já não deve restar muita luz do dia, chegam á cidade e devem ir ao Peter beber um gin tónico, ou só ver as vistas da cidade á noite, dar um passeio a pé pela avenida, dar um passeio na praia do porto pim…ou não! Podem só ficar pelo Gin e desfrutar do convívio 🙂
2º dia: aconselho a fazer então a viagem de Whalewatching logo de manhã, sendo que esta levará cerca de 4h! Fica logo a manhã “arrumada”. Quando regressar da viagem, aconselho almoço no restaurante Genuíno, com uma bela vista sobre a Praia do Porto Pim. Depois de almoço, e como devem estar cansados da noite anterior (Gin do Peter) e baleias de manhã (navegar cansa), aconselho a visita á fábrica da Baleia, e de seguida um mergulho na praia.
Dependendo das horas e por onde vão sair da ilha, deve ser igualmente paragem obrigatória, a vista do monte da guia sobre Porto Pim e a cidade.
Daí seguem então para o aeroporto ou para a Gare Marítima apanhar o barco para a ilha seguinte!
E é isto! Não dá para tudo, mas dá para umas voltinhas se o tempo for bem gerido!
Boa viagem!