Blog

Charcos de Pedro Miguel

“Porque nunca indicam os charcos de Pedro Miguel para visitar?”
Fez-me esta pergunta um dia uma cliente do Pico.
Realmente uma boa pergunta! É um sítio lindíssimo no Faial a visitar, mas que passa despercebido à maioria dos turistas, talvez é pouco divulgado, ou talvez por ser difícil explicar o acesso…
Os charcos de Pedro Miguel localizam-se, tal como o próprio nome indica, na freguesia de Pedro Miguel, a 360 metros de altitude, no sopé sul da Lomba Grande, numa zona classificada como Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies. Um charco é uma zona de terreno alagadiço, cujo nível de água varia ao longo do ano, com as estações e condições climáticas. Este tipo de habitat fornece um suporte de vida a várias espécies de aves. A nidificar, a invernar ou de arribação, este local é uma das zonas mais importantes na ilha do Faial para abrigo e alimentação de diversas espécies de aves. Segundo os censos realizados pelos Vigilantes da Natureza, já foram avistadas mais de 30 espécies nesta área. Até ao ano de 2012 esta zona era utilizada para a pastorícia de gado bovino e era uma zona degradada e com pouco interesse para a sua utilização turística. Assim, no ano de 2012, o PNF, através do Governo Regional, adquiriu os charcos de Pedro Miguel e reconheceu a sua importância, não só para a conservação de aves mas também pelo seu elevado potencial educacional, científico e lúdico. Desta forma, foi desenvolvido um projeto de requalificação ambiental, que passou pela remoção das espécies invasoras e pela plantação de cerca de 5000 plantas de espécies típicas de média altitude.
Foi ainda construído um abrigo para a observação de aves , atividade com um elevado potencial para turismo, entre outubro e fevereiro, época considerada baixa, do ponto de vista turístico. Neste projeto, é de realçar a preocupação demonstrada pelas populações locais, tendo-as envolvido na recuperação desta zona através do voluntariado e tendo permitido a redescoberta de uma zona esquecida.
Bibliografia: Melo – João, M.B. (2015). Relatório Integrador da Atividade Profissional para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais. Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa.
http://siaram.azores.gov.pt/centros-interpretacao/JardimBotanico-Faial/Polo-PedroMiguel/_intro.html